cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing
Os órgãos centrais de planejamento da Universidade Federal Rural de Pernambuco foram institucionalizados em 1969 com a criação da Comissão de Planejamento e Política Universitária (COPLANU), posteriormente, substituída pela Comissão de Planejamento e Assessoramento Superior (COPASU) e, depois, pela Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento. Ainda em 1969, criou-se a Diretoria de Planejamento e Obras como órgão auxiliar da Reitoria.
Em 1975, com a publicação do Decreto nº 76.212 que reestruturou as unidades organizacionais da universidade, o planejamento passou a ser exercido pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), órgão executivo diretamente vinculado à Reitoria.
Em 1977, é aprovado o regimento Interno da Pró-Reitoria de Planejamento. De acordo com este documento, a pró-reitoria tinha por “finalidade específica realizar a integração, a compatibilização, a coordenação, o controle, o acompanhamento e a avaliação dos resultados de todos os planos, programas, projetos e atividades desenvolvidas no âmbito da universidade” (REGIMENTO PROPLAN, 1977). Sua estrutura era composta pelo subsistema de informações institucionais e pela comissão de obras.
A estrutura da Pró-Reitoria de Planejamento foi reformulada em 1983 e passou a contar com as coordenadorias de Planejamento Operativo; de Modernização Administrativa; de Estatística e Informática; e, de Análise Institucional e Avaliação.
Por meio do Plano Geral de Ação de 1988, a estrutura passa por nova mudança com as coordenadorias de Informações e Estatísticas; de Planejamento Físico; de Orçamentos e Finanças; de Estudos e Projetos; e, de Desenvolvimento Administrativo.
A Resolução nº 132 de 1992 aprova novo Regimento das Pró-Reitorias da universidade e organiza as unidades administrativas da Pró-Reitoria de Planejamento em três coordenadorias: Orçamento e Finanças; Planejamento Físico; e, Planejamento Institucional.
Após esse período, a PROPLAN assume as coordenadorias de: Planejamento Físico e Ambiental; Fiscalização de Obras e de Serviços de Engenharia; Gestão de Contratos e Convênios; e, Planejamento e de Informações Institucionais. Essa configuração permaneceu até a nova reestruturação organizacional realizada pela UFRPE em 2013.
Assim, a função planejamento sempre esteve presente no processo administrativo da UFRPE. O que mudou, ao longo do tempo, foi a forma como é institucionalizada e o seu foco de atuação. De início, a área de planejamento foi organizada como uma Comissão, passando para Assessoria, Diretoria, até que se transformou em uma Pró-Reitoria na década de 70 à medida que se tornava eixo estratégico para a universidade.
Quanto ao foco de atuação, além do planejamento organizacional, a área acumulava atribuições relacionadas ao planejamento físico de obras e serviços de engenharia. Somente com a Resolução nº 90/2013 essas duas áreas foram desmembradas passando a PROPLAN a se concentrar exclusivamente nas atividades de planejamento organizacional, informações, indicadores institucionais, processos e estruturas organizacionais.