CPDI - Perguntas Frequentes

FAQ: 

1. O que é a Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional?

Criada pela Resolução Nº. 90/2013, a Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CPDI) é resultado do processo de reestruturação organizacional da UFRPE,  que ocorreu em 2013. A CPDI é uma unidade vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. É composta pela Seção de Articulação e Capacitação e pela Seção de Monitoramento e Avaliação. As atribuições das duas seções compreendem as áreas de Proposição e Apoio à Elaboração do Planejamento Estratégico e ao Desenvolvimento Institucional. 

2. Quais as atribuições da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional?

As seguintes atribuições básicas da CPDI podem ser elencadas:

 

  • Coordenar o processo de elaboração do planejamento estratégico e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI),  acompanhar e avaliar sua execução;
  • Orientar e apoiar as unidades organizacionais na elaboração dos respectivos planejamentos, em consonância com o planejamento estratégico institucional;
  • Desenvolver, aperfeiçoar e difundir técnicas e métodos de planejamento;
  • Estudar, propor e acompanhar projetos e políticas para o desenvolvimento institucional;
  • Colaborar com o processo de articulação da Pró-Reitoria junto aos diversos segmentos da sociedade;

3. Qual a importância do trabalho da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional para a UFRPE?

A CPDI tem por finalidade principal a proposição, articulação, capacitação e apoio às ações de planejamento, em especial, na Elaboração do Planejamento Estratégico em articulação com outras ações de desenvolvimento institucional, com vistas à condução e alinhamento da Gestão Estratégica da UFRPE.

4. O que é Planejamento Estratégico?

É um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Esse processo está embasado essencialmente nos problemas ou desafios da organização (REZENDE, 2011).

5.Como é elaborado o Planejamento Estratégico na UFRPE?

O Planejamento Estratégico Institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco é o instrumento que indica aos gestores onde se pretende chegar e as formas a serem adotadas para isso. A sua elaboração exige o exercício de contextualização geral sobre os rumos apontados para a Educação Superior e o esforço dos gestores e da comunidade acadêmica no sentido de plantar a semente da cultura da gestão estratégica e participativa, com base em um processo democrático e transparente.

6. De que maneira as atividades da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da UFRPE?

A CPDI é resultado do processo de reestruturação organizacional da PROPLAN, realizado em 2013. Até então, não existia na estrutura organizacional da UFRPE, uma unidade de trabalho dedicada, exclusivamente, às atividades de concepção, elaboração e acompanhamento do Planejamento como um todo e, em especial, do Planejamento Estratégico. Em 2013, o PDI incorporou algumas das partes do Planejamento Estratégico, o que o torna uma espécie de documento híbrido, constituído de uma parte estratégica e outra de desenvolvimento institucional.

Três são as dimensões que vêm orientando as atividades da CPDI e da PROPLAN. A primeira, decorre da necessidade de implantação, expansão e/ou aprofundamento da cultura do planejamento na UFRPE. A segunda dimensão é vincular e explorar a importância do Planejamento Estratégico como elemento norteador da Administração Estratégica (AE) da Universidade,  compreendendo essa (AE) como elemento central para a condução do seu desenvolvimento institucional. A terceira dimensão refere-se à condução da compreensão sistêmica da UFRPE, através da qual busca-se  articular o Planejamento com as demais atribuições da PROPLAN, a exemplo dos processos e da estrutura organizacional. 

7. O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)?

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI congrega as diretrizes quanto aos diferentes aspectos que constituem a Universidade. Integram esse documento o Projeto Pedagógico Institucional – PPI e o Planejamento Estratégico Institucional – PEI. O PDI apresenta o funcionamento atual da Instituição e propõe estratégias a serem seguidas, servindo de orientação para as ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O PDI carrega a identidade das Instituições de Ensino superior e congrega as diretrizes para sua visão de futuro. Em seu conteúdo, são inseridas as concepções filosóficas, a organização didático-pedagógica, estrutura organizacional, o mapa estratégico (que compreende a missão, a visão, os valores e objetivos estratégicos), dentre outras informações fundamentais e norteadoras das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. A abordagem metodológica empregada consiste no desenvolvimento de várias ações articuladas para a construção simultânea do Projeto Pedagógico Institucional, do Planejamento Estratégico e, por fim, do PDI.

8. Como é elaborado o PDI na UFRPE?

Partindo do pressuposto de que a construção do PDI deve ser conduzida de modo a permitir que a Instituição exerça sua criatividade e liberdade, os trabalhos foram realizados, em um primeiro momento, com a constituição do Comitê Gestor do Planejamento Estratégico Institucional, o qual teria a função de deliberar sobre a metodologia e cronograma a serem adotados. Esse Comitê foi formado por dirigentes, assessores e professores com saber em planejamento estratégico, além de conhecimentos didático-pedagógicos e legislação educacional. Portanto, o enfoque metodológico definido constituiu-se de múltiplas abordagens e diversos processos de aprendizagem e crescimento institucional, os quais, devem ser continuamente revistos e aperfeiçoados, visando à sistematização de amplos mecanismos de consulta à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo.

9. Explique a relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Planejamento Estratégico?

O PDI, documento referência para expressão do planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior, apresenta o funcionamento atual da Instituição e propõe estratégias a serem seguidas no futuro, além de servir de orientação para as ações em todas as áreas, no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração.

 

O planejamento estratégico (PE) institucional, entendido como um documento de contextualização geral sobre os rumos apontados para a Educação Superior, deve ser elaborado de acordo com o contexto da Universidade. Pensando dessa forma, propõe-se a gestão do (PE) da UFRPE constituída por várias ações de acompanhamento e execução do Planejamento Estratégico Institucional – PEI. Esse acompanhamento baseia-se, especialmente, em iniciativas de monitoramento e avaliação do PEI e de desenvolvimento e desdobramentos.

10. O que é e para que serve o Mapa Estratégico?

O Mapa Estratégico, que está inserido no PDI da UFRPE, tem o papel fundamental de otimizar e consolidar o planejamento, visto que, explicita a hipótese da estratégia, descrevendo o processo de transformação dos ativos intangíveis em resultados tangíveis. É a representação visual da estratégia, mostrada numa única página. Cada instituição adapta o mapa estratégico ao seu conjunto específico de objetivos estratégicos. (adaptado de KAPLAN e NORTON, 2004)